quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eu e a vida

"Vive a vida".
"Sê tu próprio".

As duas frases mais batidas que se ouvem a toda a hora, em qualquer sitio.
Mas afinal o que é isso do "Viver a vida" e do "Ser eu próprio" ?
Antes de mais, são as 2 frases que mais nos remetem para a nossa liberdade, para os nossos gostos, para os nossos critérios. Frases talvez de egoismo.
Mas será que é assim tão fácil de ser eu e viver a minha vida?

O viver a vida implica ser eu. E ser eu, implica também o viver a vida. Porque eu só sou eu, se viver a vida da maneira que me apetece.
Mas se eu viver como me apetece, é certo e sabido que vou interferir com as vidas de outros que estão, provavelmente, a (tentar) fazer o mesmo que eu.
Por isso, até que ponto é que somos realmente livres de sermos nós?

Ou somos completamente independentes de tudo e todos, ou não me venham com isso do viver a vida e ser eu.
Mesmo dentro da nossa liberdade, temos limites.
E mais uma vez, essa merda a que muitos chamam de "sociedade", continua bem presente e a limitar o eu e a minha vida.
Porque por mais que se tente, há sempre qualquer coisa a travar-nos. Há sempre uma opinião qualquer que nos faz, nem que seja por breves momentos, pensar. E se pensamos, é sinal que já estamos duvidosos se queremos mesmo ser "eu" e viver a vida. Havendo dúvida, não há 100% de liberdade.

Ou então, o gesto de depois de fazermos as coisas, sentirmos a necessidade de nos explicarmos ou se justificar alguma coisa, parece-me que aqui se perde um bocado o conceito.

Porque a liberdade é uma coisa estranha. E pelos vistos, finita.
E se quisermos ser realmente livres, então só no isolamento completo.
Longe de tudo.
Longe de todos.

Não sei onde quero chegar com isto, mas uma vez deve ser mesmo só para contrariar a crescente onda de conselhos deste género.
Porque é algo que rapidamente se torna uma moda, um hábito, que fica bem dizer, quando muitas vezes nem se sabe o que se quer dizer muito menos onde se quer chegar com isto.

Isto não é nenhum recado para ninguem, muito menos para os pessoais deste blog.
É apenas (mais) uma opinião..... do contra, para não variar!

1 comentário:

Inês disse...

Gostei muito do post! ;)

Foste tu mesmo! :P

E a mim as carapuças raramente me servem, ao contrário de ti, que queres enfiar todas! :D

Fica bem sr. Dexter! ;)