quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os Coitadinhos

Citando novamente o JN, no caso do reporter fotográfico que foi atropelado pelo carro onde seguia o Pinto da Costa, conduzido pelo seu motorista.....

Nota da direcção: Não queremos ser juízes

O fotógrafo José Carmo, dos quadros do Jornal de Notícias, fazia ontem o seu trabalho tentando recolher imagens junto ao tribunal onde Pinto da Costa e Carolina Salgado tinham sido chamados. No final da audiência, apercebendo-se da saída do carro que conduzia Pinto Costa e outras pessoas, José Carmo tentou fazer uma foto. Foi, porém, embatido pelo carro e caiu. A viatura não parou, nem mesmo a um sinal de um polícia que assistiu a tudo.

As circunstâncias que envolvem estes casos à porta do tribunal são normalmente de grande confusão. Nem terá sido o caso: a maioria dos jornalistas ouvia o advogado de Carolina Salgado quando José Carmo se apercebeu da saída do carro e pretendeu fotografá-lo. Mas ainda que o condutor e os ocupantes do carro não se tivessem apercebido do embate - isso mesmo nos transmitiu um assessor de Pinto da Costa - já nos custa a entender que não tenham percebido nem o sinal de paragem de um polícia nem uma palmada que este terá dado no carro para que parasse. Aceitamos que possa ter acontecido tudo, menos que se deixe alguém caído sem assistência. Mas, como não queremos ser juízes, outros terão de averiguar o que se passou. José Carmo é jornalista profissional, estava no exercício de um direito que lhe assiste e o JN obviamente não permitirá que nem ele nem os direitos dos jornalistas sejam objectivamente atropelados sem que se apurem responsabilidades.


Eu gostava de poder perguntar a quem escreveu isto e aos srs. jornalistas em particular, se só se lembram de apelar aos seus direitos e não se lembram na maior parte das vezes do seu maior dever: O dever de fazer jornalismo limpo e imparcial qualquer que seja o tema abordado.

Portanto e pela parte que me toca e considerando a qualidade do jornalismo a que tenho assistido desde que por cá ando, eu cá quero é que eles todos se f#$%@#.....!

Sem comentários: